Mudei Modei | www.mudeimodei.com.br: Como segurar essa barra que é ter disciplina, hein?

25/01/2016

Como segurar essa barra que é ter disciplina, hein?

(dig-dig-dig-iê...)

Se tem algo que está difícil manter hoje em dia é a disciplina. Com todas as distrações que o "mundo moderno" nos oferece, tudo vira empecilho para manter a força de vontade. E, embora saibamos que é preciso ter o controle da situação, muitas vezes somos controlados pelo vício. Se você está enfrentando essa dificuldade, eu trouxe algumas dicas que me ajudam na hora de (tentar) manter a disciplina:
 
✓ Você sabe que tem que fazer algo? Então faça!
Procrastinação (adiar, deixar para depois, deixar para outro dia) é algo que vai de encontro a disciplina. Se você sabe que precisa fazer algo, você precisa fazê-lo. Esperar uma vontade súbita ou um amor repentino pela tarefa não vai te fazer uma pessoa disciplinada. Programe-se para cumprir tarefas e faça independentemente do seu estado de humor ou da sua vontade. Lembre-se que compromisso é diferente de hobby.

Também é importante lembrar que, se você está procrastinando, é porque a atividade que você deixou de fazer é menos importante do que a que você está fazendo. Portanto, reveja suas prioridades!


 Aprenda que mudanças são graduais, pois o cérebro precisa se acostumar e você não precisa se culpar tanto!

Eu sei que ter disciplina não é algo que estamos acostumados. Principalmente quando as atividades que a gente precisa fazer não são prazerosas. Porém, são necessárias. Sabendo que a mudança é gradual, a gente não precisa ficar se culpando por gastar muito tempo em uma atividade ou não tenha o rendimento que esperava, pois - muitas vezes - estamos em fase de adaptação. Não precisa se julgar tanto, tá? O caminho é esse: não deixar de fazer. Depois é só aprimoramento.

 Não tome decisões radicais.

Arrisco-me a dizer que elas são umas das principais causas da nossa desmotivação e senso de incompetência. Infelizmente, é muito comum a gente tentar ser disciplinado tomando decisões desse tipo. Todavia, esse não é o conselho que a maioria dos profissionais endossam.

Por exemplo, você precisa estudar, mas tem um vício enorme em Redes Sociais. O que você acha que é mais fácil conseguir?

1) Não abrir mais o Facebook, Twitter, Snapchat (que até então era tarefa diária); ou
2) Definir um horário para as redes sociais (uns 30 ou 20 minutos, por exemplo) de forma que você vai se acostumando, aos poucos, com a nova rotina?

 Procure meios para autoavaliação e controle dos seus rendimentos.

O planejamento para as atividades é fundamental, porém, você só vai saber se está no caminho certo e se está obtendo resultados se você fizer avaliações e controle de seus rendimentos.

Por isso, é muito importante fazer um cronograma das suas atividades e acompanhar seus resultados. Esse acompanhamento pode ser da forma que você achar melhor e de acordo com a tarefa que esteja executando - seja usando o tradicional bloco de notas ou esses zilhões de aplicativos existentes: para treinos, para ciclo de estudos, para dietas, whatever...

✓ Tente se motivar.

Calma, não é uma motivação que nos paralise ou que nos engane. Motivar-se não é você sentar e esperar ter vontade para fazer algo. Motivação é você ter motivos (metas de longo prazo) e determinar-se para fazer uma ou mais ações em prol disso (metas de curto prazo).

Exemplo prático: "-Por que você está treinando?" Prováveis motivos: perder peso ou melhorar a performance. Ação: treinar dentro do prazo planejado.
"-Por que está estudando para concursos?" Prováveis motivos: por querer servir ao público, por identificar-se com o cargo ou buscar estabilidade financeira. Ação: estudar todas as matérias do conteúdo programático e avaliar-se constantemente.

Ou seja, quando eu falo de automotivação, eu simplesmente quero dizer que é importante relembrar o porquê de estarmos fazendo aquilo. Isso, certamente, te ajudará a ter disciplina para fazer as pequenas atividades que te levarão ao objetivo maior. :)


Bom, esses são os passos que tento seguir para me manter disciplinada. 
E você? Tem algo a acrescentar ou discordar? Conta-me nos comentários!





Fã Page Instagram Canal do Blog Contato

12 comentários:

  1. nossa é dificil mesmo essa barra hein! acho que o negocio é definir as prioridades e tentar nao se perder pelo caminho, rsrs, isso é que é dificil

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha realmente... é não perder o foco, não perder o foco. Nem que seja preciso colocar na parede uma foto de algo que represente o objetivo! rs

      Excluir
  2. Infelizmente sou uma tremenda procastinadora :( kkk Mas estou tentando me disciplinar mais! Adorei o post, ficou maravilhoso e foi super útil pra mim.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas. Eu tenho um sério problema de procrastinar, mas estou tentando melhorar isso.
    www.gislainediasblog.com

    ResponderExcluir
  4. adorei as dicas e eu tbm ja fiz um post sobre como nao procrastinar!
    amei seu post, é preciso foco pra evitar a procrastinaçao :)

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, de todas essas dicas a que mais chamou minha atenção foi "tente se motivar". Na montanha russa de emoções que eu vivo (parece que vivo em uma eterna adolescência), se eu não estiver me motivando toda hora o barco afunda de vez. E parabéns pelo post, Pri, as dicas são ótimas pra colocar em prática. <3

    ResponderExcluir
  6. Mulher, eu estava precisando mesmo desse teu post. Conheci teu blog agora e já me conquistou. Sou dessas que adora ter um monte de coisa pra fazer e fica procrastinando =/
    Vou trazer tuas dicas pra vida. Obrigada

    P.S: teu ruivo é lindo *o*
    Valeu a pena esperar

    ResponderExcluir
  7. Seu blog ta um amor Fê, estou louca pra fazer uma ilustração também. Depois vou falar com você sobre ela e sobre cartões de visita que estou precisando imprimir. Bjão

    Blog Mikaelly Menezes

    ResponderExcluir
  8. Gente, que incrível <3 Vou passar esse post pra todo mundo que tá precisando focar nos estudos em 2016. Eu tô mais tranquila, acho que consigo lidar com as minhas tarefas com meu jeito normal de ser. Tenho que terminar as correções do meu TCC esse final de semana, procrastinei janeiro inteirinho, mas agora vai \o/ Mas normalmente, consigo dar conta com ajuda de agendas, aplicativos e caderninhos. Amei tua lista, parabéns pela iniciativa de ajudar as pessoas por aqui.

    beijos,
    brilhodealuguel.com

    ResponderExcluir
  9. Esse post veio em boa hora.
    Tudo que precisava.

    Beijinhos
    www.meninacaprichosa.com

    ResponderExcluir
  10. as distrações são enormes. precisamos sempre tentar manter o foco.
    adorei as dicas!
    beijão
    www.batomesaltoalto.com

    ResponderExcluir